O brincar é maravilhoso, as crianças aprendem muitas coisas, nele as crianças se experimentam, aprendem sobre si, aprendem sobre o outro, aprendem a compartilhar e dividir, há um grande primeiro contato com as regras, é um momento em que a criança também pode expressar medos e conflitos. O brincar traz um mundo mais colorido e fantástico.

Os pais precisam tomar bastante cuidado para não acelerar o desenvolvimento dos seus filhos e pular algumas etapas fundamentais por acharem que estão contribuindo com a maturidade da criança. Vale ressaltar que o brincar é fundamental e importante para as crianças por todo período da infância, pois em cada fase a criança desenvolverá habilidades diferentes, como o desenvolvimento do raciocino, da atenção, da imaginação e da criatividade na medida em que a brincadeira traz uma nova linguagem, ou seja, ela se desenvolve com uma perceptiva integral (afetiva, cognitiva e social).

Os pais podem e devem participar das brincadeiras, para criar uma conexão melhor com os filhos, se não souber brincar, não tem problema, tente criar brinquedos novos e caseiros com a criança, assim a mesma vai poder explorar melhor o brinquedo e a brincadeira. E é importante que os pais nesse momento deixem todos os problemas da rotina de trabalho de lado e se dedique inteiramente a esse momento com a criança. Com a relação bem estruturada e segura, as crianças também iniciam a desenvolver a autoconfiança.

A criança precisa ter um tempo diário para que ela tenha contato com a brincadeira, à medida que é oferecido espaço para essa atividade ela vai desenvolvendo melhor a sua criatividade, ela consegue pegar qualquer objeto e transformar em um brinquedo. No meio de tanta tecnologia é preciso impor regras para diminuir esse contato e melhorar o contato com criatividade.

O brincar não precisa de direcionamento deixa a criança brincar do jeito dela, não tente controlar o jeito que a criança deve brincar. Uma criança que brinca é uma criança feliz. E quando crescer, provavelmente irá se tornar um adulto mais sociável, mais criativo e terá mais facilidade para o estudo durante a vida.