O termo “inteligência emocional” ficou conhecido ao redor do mundo quando o psicólogo e escritor americano Daniel Goleman lançou, em 1986, o livro Inteligência Emocional.
Em seu livro, Goleman explica que não há diferenças genéticas entre os vitoriosos e os fracassados. Todos os indivíduos são capazes, portanto, de desenvolver a inteligência emocional!
O que é a Inteligência Emocional?
- De acordo com o psicólogo, a Inteligência Emocional é a “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.”
Em outras palavras, Inteligência Emocional é a capacidade que temos de identificar, compreender, administrar e usar as emoções positivamente!
Quando deixamos que as emoções tomem conta, somos induzidos ao erro e a atritos desnecessários.
A Inteligência Emocional atua como uma forma consciente de canalizar a emoção para amenizar as tensões e a superar obstáculos no ambiente de trabalho. Além disso, permite que a comunicação com os colaboradores se torne mais eficiente e clara!
Sinais da inteligência emocional
Confira abaixo alguns sinais que mostram se uma pessoa tem ou não inteligência emocional:
Sinais de quem tem Inteligência Emocional
- A pessoa está satisfeita com seu desempenho e resultados que trouxe à empresa, sem se importar se recebeu ou não elogios por realizar o seu trabalho competentemente.
- Reconhecimento de suas limitações. O profissional com Inteligência Emocional é focado em seu trabalho e no cumprimento de prazos. Porém, reconhece quando fez o possível e, mesmo assim, não conseguiu cumprir uma meta.
- Apresenta soluções. Todos estamos sujeitos a nos deparar com problemas durante o dia de trabalho. No entanto, quando isso acontece com uma pessoa que tem Inteligência Emocional, sua primeira atitude é tentar apontar soluções, em vez de se juntar ao time dos que só se queixam das situações.
- Lida bem com situações de pressão no trabalho. Mesmo quando surgem adversidades ou a pessoa está lidando com uma situação de alto estresse, ela possui a habilidade de perceber quais são os pontos que causam o estresse e administrar a maneira como lida com eles, evitando, assim, ser dominada por essa energia ou tomar decisões baseadas em uma emoção passageira.
- Comunica-se de acordo com o ouvinte. A pessoa com Inteligência Emocional reconhece e sabe que, mesmo que uma mensagem seja passada da mesma maneira para cada membro de um grupo de pessoas, cada membro receberá e entenderá de um jeito diferente, por isso busca identificar a melhor maneira de comunicar-se com cada pessoa.
Sinais de quem não tem Inteligência Emocional
- A pessoa que não possui Inteligência Emocional só se sente satisfeita com um trabalho quando recebe elogios de outros. Isso demonstra o quanto é inseguro.
- Culpa a si mesmo e aos outros. A cada projeto que não se concretiza de maneira satisfatória, o profissional sem Inteligência Emocional distribui culpas, inclusive a ele mesmo por não ter feito tudo sozinho.
- Toda vez que se depara com um problema, esse profissional busca um culpado para ficar reclamando. Dificilmente aponta soluções.
- Em situações de pressão, ou que despertam fortes emoções pessoais, deixa-se levar por essas emoções e toma atitudes e decisões precipitadas.
- Tem dificuldade de comunicar-se com diferentes grupos de pessoas, pois não consegue compreender as limitações e diversidades do outro.
Como desenvolver a Inteligência Emocional
O desenvolvimento da Inteligência Emocional está intimamente ligado aos seguintes fatores:
- Autoconhecimento: quanto mais a pessoa se conhece, mais consegue desenvolver a Inteligência Emocional, pois conhece os seus limites.
- Autocontrole: esse profissional sabe que as suas emoções não o definem.
- Empatia: aprender a colocar-se no lugar do outro.
- Sociabilidade: a Inteligência Emocional está na capacidade de conhecer suas emoções e as emoções do outro.
A Inteligência Emocional é o que vai permitir que você se torne um profissional mais eficiente e mais feliz!
Fonte: Oitchau – Controle de Ponto