A psicoterapia auxilia no processo de autoconhecimento e amadurecimento individual. Nos ajuda a sermos melhores versões de nós mesmos.   Você já se sentiu sobrecarregado para lidar com seus problemas diários? Ansioso, ou triste a ponto de não querer fazer suas atividades mais comuns? Então você faz parte do grupo de pessoas que pode se beneficiar do acompanhamento psicoterápico.   Cito alguns benefícios da psicoterapia: Autoconhecimento – a capacidade de compreender melhor a si mesmo, seus valores e objetivos pessoais. A terapia permite que a pessoa aprenda a dominar e administrar melhor seus sentimentos.

Motivação – o acompanhamento profissional auxilia a trazer a tona o que origina a falta de motivação do paciente. E uma pessoa desmotivada encontra problemas recorrentes na sua vida pessoal e profissional. Através do tratamento é possível ajudar o sujeito a impulsionar seus próprios motivos.

Tolerância a frustração – através da psicoterapia, aprendemos como lidar com elas, aumentando assim nossa capacidade de resiliência, proporcionando-nos uma melhor forma de lidar com nossas expectativas.

Superação de conflitos – enfrentamos diariamente situações conflitivas, muitas delas podem nos deixar sem foco ou ser muito estressantes. A psicoterapia proporciona formas alternativas de lidar com essa carga. É possível aprender também a lidar com conflitos ou traumas mais profundos e assim, superá-los.

Melhora os relacionamentos interpessoais – importante ter bons relacionamentos para termos uma vida plena. A psicoterapia promove o desenvolvimento de habilidades sociais com o intuito de melhorar os relacionamentos. É útil para quem enfrenta dificuldades em se relacionar com as outras pessoas evitando o isolamento social.Empoderamento – expressão muito usada atualmente. A psicoterapia nos auxilia a estarmos no controle da nossa vida de forma completa, fortalecendo nossa autoestima de forma a estarmos aptos a encarar as possíveis dificuldades da vida moderna. O psicólogo é o profissional qualificado para auxiliar a enfrentar os problemas que parecem não ter solução, como depressão, a ansiedade, os transtornos compulsivos, fobias entre outros. A psicoterapia não tem contraindicação e vai ajudar a superar as situações difíceis ou problemáticas do dia a dia. Lembre: Psicoterapia é com psicólogo.     Fonte: Psicologia Viva